domingo, 25 de maio de 2008

Direto do túnel do tempo ...


Em fase de pré lançamento do Dvd Universo Particular da Marisa Monte,mexendo em arquivos pessoais achei um texto que eu escrevi com a minha visão após o show de Recife em 2007 ocasião aquela em que estava de férias pela capital pernanbucana com um roteiro pra lá de cheio de lugares e familiares pra visitar e claro de quebra ver Marisa Monte em minha terra ....Ai segue na integra o texto escrito por mim naquele dia ....

Recife,20 de janeiro de 2007


Estou de férias por Recife e nesses últimos dias desde a minha chegada quase não ando tendo tempo pra nada a não ser curtir.Nesse momento estou voltando pra Recife já que passei esses últimos dias em Bonito onde pude acompanhar a Festa de São Sebastião ...Deixei pra trás meus tios que hoje vão fazer uma reunião familiar.A viagem de Bonito pra Recife dura um pouco mais de duas horas e meia e aqui estou eu sozinho indo pra capital e claro ouvindo Marisa Monte no meu Mp3 uma espécie de aquecimento ....Enquanto estou aqui ouvindo e escrevendo esse texto entre uma frase e outra vou olhando a paisagem da estrada que é linda demais e claro um inside me vem a cabeça sobre a música Pernanbucolismo que a Marisa fez em homenagem a essa terra linda ....Se passam das 17:30hs já estou em Recife na casa da minha vó me preparando pra tomar banho e me arrumar,logo mais as 21:00hs tenho que estar pronto pois a Flávia irá passar aqui pra irmos ver o tão esperado show ........

Agora vou tentar redigir tudo que senti durante esse showzaço que acabei de ver em Recife nesse momento são exatamente 3:50 da manhã e aqui estou ainda com a vibe do show ....

Universo Particular etapa de Recife no Chevrolet Hall diga-se de passagem uma casa gigantesca e que estava lotada pra ver a maior cantora brasileira em atividade...A produção da Marisa como sempre cuidadosa preparando o palco nos mínimos detalhes pra que a noite seja perfeita .A galera começa a gritar Marisa cade vc ???Eu vim aqui só pra te ver !!!E nesse momento eis que surge Sofia repsonsável pela captação de making of da turne e faz alguns takes da platéia calorosa do Recife ..Se passava das 22:30hs horário previsto do show e alguns sinais de atraso o que não é muito natural partido de Marisa Monte que é pontualissima ...Passado 10 minutos as luzes se apagam e o recado da segurança e a ficha técnica do show são transmitidos pra platéia que nesse momento estava com uma euforia imensa.Quando ouvi no final do informe Natura orgulhosamente apresenta Marisa Monte em Universo Particular,logo senti um calafrio de emoção já que a poucos segundos iniciaria o shows mais aguardado por mim nos últimos cinco anos .Fixei meu olhar para o palco afinal de contas queria ver a hora da entra da diva todos os músicos vão entrando e por últimos eis que entra a diva que senta pega o violão e se prepara pro inicio do show qu vou relatar música por música a seguir :


Infinito Particular:As luzes todas apagadas eis que Marisa inicia o show com essa canção pra lá de particular só ela e a platéia e o som que ecoava em um chevrolet Hall lotado de fãs entre uma ou outra nota mais alta de infinito particular o canhão de luz focaliza sutilmente a Marisa e nesse momento dezenas de máquinas,celulares tentavam fazer os primeiros registros da diva naquela noite.

Universo Ao meu Redor:Com a narrativa da chegada do homem a lua,Marisa dá inicio a segunda música do show com iluminação e tudo que tem direito no seu Universo Particular.Mais uma vez dezenas de flash incidem em torno da Marisa o que me despertou muita atenção ...

Cárnavalia:Nesse momento ela comprimenta a platéia e diz que Cárnavalia seria a forma que ela encontrou pra dar boas vindas a todos naquela noite .

Vilarejo:Mais uma na sequencia e que a platéia faz um coral lindo com a Marisa que tem um termometro do que o projeto Tribalistas fez com sua carreira dando uma maior visibilidade de sua obra .

Eu não sou da rua:A introdução dessa música me emocionou pra caramba e lá vai a Marisa cantando versos de tudo que eu estava fazendo ali"Estou aqui de passagem,Eu falo a sua lingua ...."outra coisa interessante é ver a galera cantando com outro sotaques os hits da Marisa..

Aconteceu:Nesse momento uma luz vermelha é focalizada no palco e nesse momento o efeito é lindo e lá vai a diva mandando mais uma de Infinito Particular ..

Passe em Casa:Mais um hit dos Tribalistas que a Marisa manda pra galera cantar em alto e bom som ...

Maria de verdade:Nesse momento a Marisa se levanta e vem em direção ao pedestal que está a frente do palco pra cantar e dançar com a galera e ficar perto do seu público ...

Meu canário:Mais uma música nova do Universo ao meu redor e que tem um destaque pela brincadeira do canário politicamente correto da diva já que existe a projeção de cubos dentro de uma gaiola obra de um artista plástico e amigo pessoal da Marisa o efeito é lindo demais ..

Segue o seco:Nesse momento a Marisa conversa um pouco com a platéia,agradece a presença de todos ali e chama ao palco um sanfonista que dá os primeiros acordes desse clássico da Marisa e mais uma vez as projeções e as imagens no telão fazem a diferença ....

Carnalismo:Um momento bem intimista onde só voz e piano Marisa canta essa música da fase Tribalistas ...

Alta Noite:O canhão de luz libera uma luz branca que vai se transformando em uma lua durante a execução desse clássico e sem sombra de duvidas um dos momentos mais emocionantes.

Satisfeito:Mias uma música nova em que a Marisa brinca com a platéia falando de como a música foi feita por ela,Carlinhos Brown e Arnaldo e a idéia inicial era mostrar que os solteiros por opção são podem ser felizes sim ......

Pernanbucolismo:Momento emocionante com a bandeira de Pernanbuco a diva explica como escreveu e compos essa música em homengagem ao estado."A alguns anos atrás estava de férias por Recife e em uma das minhas viagens pelo interior do estado eu li uma placa publicitária de uma fábrica de pólvoras que dizia Pernanbuco Power the Factory essa frase me instigou a compor essa canção que vou tocar agora Pernanbucolismo".

Beija eu:Um clássico da carreira da Marisa onde ela toca de novo sentada na plataforma com violão em punho e a platéia em coro mais uma vez fez um show a parte ....

Pra ser sincero:Segurando a vibe de Beija eu ela imenda com Pra ser sincero e as projeões lembrando fogos de artificios dão um charme a parte a execução dessa linda canção .

Até parece:Mais uma música do Infinito Particular é cantada por Marisa e a platéia mais uma vez faz sua parte .....

Não é proibido:Nesse momento Marisa desce da plataforma e vai explicando pra galera a respeito de uma festa que ela vai fazer na casa dela e que todo mundo está convidado e que está tudo liberadaço e dá inicio a animada canção que fãs mais ardorosos já conheciam a letra e a pista vira uma pista de dança com os versos da letra em parceria com Seu Jorge...

Nesse momento Marisa faz uma pausa no show agradece a todos que ali estão ....E claro a pláteia pedi Bis e com toda certeza o show ainda não havia terminado ....

Não vá embora:o hit do mémorias incendeia a platéia qu canta em alta e bom som mais um grande momento do show ...

Velha infancia:O hit dos tribalistas faz com que a platéia mais uma vez cante do inicio ao fim e olha que ficou lindo demais ...

Já sei namorar:Antes de iniciar essa música Marisa avisa que é a última da noite e agradece mais uma vez todos ali presentes e dá inicio ao clássico dos Tribalistas que levam a galera ao deliirio....

Final do show Marisa agradece juntos com seus músicos a platéia que ali estava e em seguida ela sai do palco .....

Em instantes eis que surge Marisa novamente no palco pra cantar mais uma nesse momento "Amor I love you"onde ela inicia a música e vai saindo do palco deixando com a platéia a continuação da música,em seguida os telões anunciam Universo Particular2006/07....

Não satisfeito eu ainda vou pra fila do camarim pra tentar falar com a Diva havia pouco mais de 60 pessoas que ali estavam e aguardavam a diva,depois de uma hora e meia desisto de esperar e vou embora ...Pra mim essa apresentação da Marisa foi inesquecível já que suas turnes são sempre muito bem feitas e cercada de requintes e é no palco que tudo se completa em relação ao trabalho da Marisa ....Aguardei muito por esse show já que a temporada que ela havia feito em Maio e agosto no Credicard Hall com semanas de antecedencia já haviam esgotados os ingressos e felismente consegui ver esse show num periodo de férias no nordeste...

Esse foi um breve relato sobre o Universo Particular e ainda com a vibe do show resolvi descrever tudo que vi e vivenciei nesse show que já entrou na lista dos especiais em minha vida.

Ass:Gleidson Allan 22/01/2007 ás 4:27hs .

Nenhum comentário: