quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sites de relacionamentos interferem na vida real?

Nos últimos meses a moda do momento é aderir ao viciante twitter e com ele interagir com diversas pessoas em real time.As relações entre celebridades,esportistas,pessoas comuns se estreitaram nos últimos tempos dando margem a formas diferentes de divulgar o cotidiano de milhares de twitteiros.O surgimento do Twitter trouxe consigo o mecanismo da resposta instântanea ou seja o feedback tão importante pra alguns e a outros nem tanto.Nas recentes polêmicas envolvendo Twitteiros estão o mau entendido envolvendo a Xuxa que num espasmo de nervosismo demonstrou a todos que é um ser humano como outro qualquer capaz de se irritar com meros comentários a alfabetização de sua filha,existem outras que curtem essa nova onda e criam maneiras inusitadas de interagir com a galera como foi o caso da Ivete Sangalo que na semana passada pediu os telefones de seus seguidores, pasmem!!Chegou a ligar pra alguns...Atitudes como essas só reforçam a tese de que somos iguais independentes de reconhecimento,status etc.
A minha relação com a internet é amistosa procuro usa-la como uma extensão de pesquisa,aprendizagem e acima de tudo a possibilidade de observar o comportamento humano.Ao criar meu twitter me peguei fazendo vários questionamentos a respeito dessa ferramenta tão moderna e de como iria interagir com ela.Divulgar ou não coisas tão pessoais?Como isso seria divulgado e se me trariam ou não algum tipo de constragimento.Ao se fazer um real life da sua vida na internet surgem situações desagrádaveis e até conflitos internos de pessoas que passam a confundir as relações envolvidas em ambas as partes.Por outro lado tenho plena convição do meu trabalho com o público e dessa relação presente no meu cotidiano e de tantas relações que são alimentadas diariamente.Aprecio demais o respeito que recebo dos meus alunos mas algumas atitudes me incomodam e as vezes necessito manter as rédias de algumas situações e consequentemente me distancio um pouco..O universo da internet é muito sedutor e tende a criar uma pseudo-relação de vínculos mais estreitados que em muitaz vezes não condizem com a realidade.Embora tenha um ciclo de amizades muito grande na web e de longe substituam aqueles velhos,fíeis,confidentes amigos que estão a qualquer hora prontos para uma conversa de horas no telefone ou até mesmo na web e com eles perco de vista o tempo usado pra diminuir as distâncias que nos separam...É,justamente esse o "X" da questão com essas pessoas das antigas, já dividi momentos que se sobressaem do mundo virtual...Por diversas vezes,recebo perguntas de alunos(as), se tenho ou não msn?Aquela ferramenta de conversas instântaneas que tanto contribuem no sentido de diminuir a distância de seus amigos fiéis.Sinceramente,prefiro não passar meu msn em vão por julga-lo uma ferramenta que necessita de alguns critérios....As vezes,estou sem a menor paciência pra conversar com meus amigos imaginem imendar uma conversa com alunos...São em momentos como esse que percebemos o quanto as relações humanas andam estreitadas.Acho tudo isso incrível mas por outro lado, só acho interessante em quanto não me incomodam ou interferem no meu jeito de ser...Alimento constatemente a idéia do livre arbítrio,de fazer o que quero e como quero sem aumenos receber cobranças por tais atitudes.Afinal de contas,sou um ser humano normal capaz de ter momentos de bom humor ou outros de mau humor sem aumenos me sentir culpado por essas alternâncias....Como diz aquele sábio ditado:"Cada qual, com seu qual".E assim seja, a internet e toda sua tecnologia fascinante desde que não interfiram no mundo real...Pra quem se esqueceu,temos um mundo além desse universo a ser descoberto por todos nós.Pensem nisso!!!


Gleidson Allan

Nenhum comentário: