quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quando tudo estava em paz,a fera é despertada.

Foto:Lobão,um dos artistas mais polemicos da música brasileira desabafa após crítica pejorativa sobre sua relação poética com Caetano Veloso.

Existem artistas que sabem como ninguém ao longo de suas carreiras serem notícias.Seja por suas condutas dentro ou fora dos palcos.O Cantor e compositor,Lobão que ao lado de Arnaldo Antunes são os únicos sobreviventes da geração de belos letristas que surgiram em meados da década dos anos 80.Se hoje estamos orfãos de Renato Russo,Cazuza, poetas que entraram pra história do rock brasileiro e deixaram um legado enorme pra música brasileira.Por sua vez,Lobão continua mais vivo do que nunca produzindo ao longo dos anos bons discos,causando muita polêmica e acima de tudo sendo verdadeiramente brasileiro em sua arte.

No album "Noite escura",o cantor gravou uma música em homenagem ao também poeta Caetano Veloso intitulada "Para o mano Caetano".Na ocasião do lançamento do album o velho Lobo destilou toda sua revolta e ao mesmo tempo questionamento sobre a postura do ícone da Mpb em rede nacional através de uma entrevista ao Fantástico.Na semana seguinte,Caetano Veloso procurado pelo jornalista que havia entrevistado Lobão foi em busca de uma replíca vinda do ícone da Mpb.Apesar da tentativa frustada do jornalista,Caetano declarou"Lobão é uma criança querendo chamar a atenção..."Passado algum tempo,Caetano compõem uma canção chamada "Lobão tem razão"no seu mais recente album,o espetacular Zii e Zie colocando poéticamente um fim em toda polêmica de anos atrás..

Após o lançamento de Zii e Zie mais recente album do Caetano Veloso,várias foram as criticas que o album recebeu e entre essas críticas um crítico carioca resolveu mexer com a fera adormecida Lobão e adivinha no que deu?Segue na íntegra uma carta endereçada ao jornalista corajoso feita pelo velho Lobo:

"Já faz um tempo que estou morando em São Paulo, mas, de vez em quando, dou uma olhada nos jornais da cidade maravilhosa pra ver como andam as coisas por aí.Pois bem, não é que hoje, quarta feira,de manhãzinha, eu abro o Segundo Caderno do Globo e me deparo com a sua crítica do disco do Caetano?Além da percepção medíocre das coisas do reino da música que lhe é marca registrada, além do escrever modorrento e pobre de imaginação que configuram seu estilo,você parece que tem se esforçado muito para aparentar um bom gosto e uma sofisticação que definitivamente não estão em você. Aliás, você tem todos os direitos do mundo de ser o que quiser, gostar do que bem entender, agora não me venha escrever badulaques retóricos maldosos e desrespeitosos , querendo tornar a minha participação no cenário musical, numa forçada nota de rodapé. Você pode me achar roqueiro falastrão, é seu direito (apesar da idiotice) mas dar uma informaçãozinha truncada do tipo "joga a toalha para o roqueiro falastrão (agora apresentador da MTV)" é de última, você não acha?Fora o fato do Caetano não ter jogado toalha alguma. Isso é um erro grosseiro da sua parte. Ele fez um belo gesto, compôs uma bela réplica , uma bela canção, que trata de assuntos importantíssimos para o conhecimento da história da música brasileira no seu todo, além de ser uma atitude que privilegia a dialética do amor e da criatividade, coisas que venho reivindicando desde sempre. Você por acaso se deu ao trabalho de ouvir o “Para o Mano Caetano?” Procure ouvir com mais atenção, pois se ouviu, não parece, pelo que está escrito lá..Sendo assim peço a você que me respeite assim como sempre lhe respeitei. Não sou moleque,né rapá ! Tenho uma obra e uma vida que muito me orgulham , portanto, exijo uma postura mais adequada e menos covarde da sua parte está bem? Tipo: menas, ACM, menas!!!Obrigado,saúde e mais atenção no que escreve."

Lobão
Gleidson Allan,01:01Hs

Nenhum comentário: