segunda-feira, 8 de junho de 2009

Medo Coletivo

Foto: Queda de AirBus próximo ao litoral pernambucano aumenta as estatísticas de acidentes com vôos comerciais na história da avição mundial.

Ola,galera
Na noite da última quinta-feira estava prestes a publicar esse post quando tive de remediar e em seguida escrever um outro texto com uma certa indignação.Segue abaixo o post "Medo Coletivo".Originalmente escrito no dia 03/06/2009.

A cada nova tragédia envolvendo aviões comerciais um novo sentimento de "medo coletivo"vem a tona.Durante meses acompanhará o inconsciente popular até que um novo caso ganhe repercussão na mídia mundial.Certamente,voar de uns anos pra cá se tornou uma verdadeira aventura.Desde a época daquele apagão em meados de 2006 que as coisas andam bem obscuras.Já tive oportunidade de voar algumas vezes e pude vivenciar situações adversas com turbulências,atrasos e claro um certo incomodo em quanto estava em trânsito no ar.
A idéia de voar e dentro de poucas horas estar no destino pretendido fascina pela comodidade,rapidez mas em contra-partida, sinto um certo incomodo durante todo o percurso até que esteja de fato em solo terrestre.Em cada nova viagem levo um arsenal de coisas pra me distrairem, sejam, o Ipod,livros,revistas e tudo aquilo que me faça esquecer que em alguns momentos estou na mão de uma máquina.
Os acidentes registrados envolvendo aviões em sua maior parte estão relacionados a decolagem ou na aterrizagem momentos esses criticos que me dão um certo frio na barriga.
Existem pessoas que encaram uma viagem de avião com uma certa naturalidade até as admiro por isso,por que eu mesmo não consigo ter tamanha naturalidade...
Após esse acidente envolvendo o Air Bus da Air France uma série de questionamentos estão sendo investigados.Será que o computador falhou?Foi uma pane elétrica?,Atentado Terrorista?As teorias são muitas em pensar que os AirBus são comandados por computadores de bordo e centenas de vidas estão ali naquele momento na mão de uma máquina sujeita a uma pane.
No ano passado quando estava indo pra Recife fui num Airbus igual ao da Air France e durante todo o trajeto pude acompanhar em tempo real informações como Altitude,velocidade,rota do avião,Km/h.Enfim,o que mais me deixava indignado é saber que uma pane pronto poderia colocar tudo a perder.
Quantas e quantas vidas foram interrompidas,sonhos,objetivos que ficaram no tempo,embora acredite que naquele momento o destino daquelas pessoas estavam traçados e não poderia ter sido diferente.Em pensar que pessoas com vidas tão diferentes,vindas de regiões adversas, se encotraram ali naquele dia,naquele avião pra cumprirem a etapa final de suas vidas.
Após o acidente a Air France divulgou nota da suspeita de um possível erro no controlador de velocidade,Pois haviam provocado acidentes em menor escalas em outras aeronaves.Do que adianta encontrar soluções ou apontar culpados quando se existe um plano superior ao que estamos vivendo.Na noite de ontém vi a entrevista de um jovem engenheiro que havia comprado bilhete pra embarcar no fátidico vôo e por consequência de um contra-tempo,ele teve de remarcar a viagem pra outra semana ou seja,não era a hora desse jovem partir.
Por mais que tenhamos medos,fobias ou qualquer outra coisa o sentimento da incerteza está presente em nossas vidas e se estiver no nosso destino um acidente como esse, fatalmente entraremos nas estastísticas envolvendo acidentes com essa dimensão.
São em momentos como esse que percebemos o quanto o ser humano é vulnerável,limitado e mesmo assim ainda existem aqueles que se acham os tais......E olha que nesse vôo da Air France haviam pessoas das mais variadas áreas possíveis,bem sucedidas em suas carreiras e todas elas tiveram o mesmo destino.Até por que a única certeza que temos dessa vida é essa mesmo a da passagem desse plano pra outro superior.
Portanto,nunca é tarde pra dizer te amo,te admiro, aquelas pessoas que realmente fazem diferenças em nossas vidas ...

Gleidson Allan

Nenhum comentário: