quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Somos "Inclassificáveis"


Ola,Galera

Estamos na última semana de novembro milhões de coisas acontecendo ando um pouco cansado, contando os minutos, os segundo para um merecido período de férias.Ainda tenho que encontrar tempo para os preparativos da comemoração do meu niver que será na próxima semana ...Uma coisa é certeza mantendo a tradição passarei o meu niver bem longe de tudo ....Enquanto isso a temporada de shows da Madonna está se aproximando e após uma espera de 15 anos finalmente assitirei um show dela em terras brasileiras ...Por falar em Madonna sempre ouço comentários do tipo "gostava dela antigamente",perai.......Discordo totalmente dessa colocação,na minha opinião a Madonna é que nem o vinho quanto mais passa o tempo melhor ela fica.Talvez um dos pontos fortes dela seja justamente a capacidade de se reiventar e acompanhar o novo ...Embora independente do que falam ou dizem por ai ...tenho uma relação muito pessoal com o universo musical da Madonna capaz de me manter neutro a essas criticas alheias...Por vários motivos até por que julgo a música como uma certa seriedade ...Adoro ler,ver filmes e todos os tipos de expressões artisiticas e entre elas a música que exerce um papel fundamental no meu cotidiano.Quando se le um livro criamos um universo imaginário em nossas mentes e captamos a mensagem do autor em sua estória e com a música é o mesmo processo ....Ao ouvir uma música eu me atento a tudo desde a composição,instrumentos utilizados e claro ao que o compositor tentou passar naquela letra...Aprecio o trabalho de muita gente desde Marisa Monte,Ana Carolina,Marcelo D2,Chico Buarque,Renato Russo,Cazuza entre outros grandes artistas da música brasileira.Não me julgo fã ardoroso de ninguém apenas me identifico com algumas posturas,atitudes de alguns músicos...Acho uma tremenda hipocrisia de pessoas que falam aos 4 ventos que "a não me ligo muito em esse ou aquele artista"se elas se quer entendem de música ....ou mehor vivem em um universo bem diferente ...Assim como o livro a música é uma expressão artistica e através dela uma série de possibilidades de reflexão podem surgir ....Apesar de conhecer pessoas que entendem de música,cinema,literatura,teatro ou seja todas as vertentes culturais que sabem como ninguém argumentar,dialogar....e o melhor de tudo possuem essa sensibilidade que muitos por ai se quer possuem .......Como posso escrever um livro se não leio,como possa tocar violão se não ouço música,como posso compor se não tenha sensibilidade..e pra finalizar como posso declarar minha indiferença a uma expressão artisitica, se eu se quer entendo dela ....do que vale ler milhões de livros ou ver um filme "cabeça"se eu enquanto ser pensante me torno limitado ......Resumindo o ser humano é um ser "Inclássificavel"talvez essa letra do Arnaldo Antunes consiga traduzir o que somos ....percebe-se que a música está mais presente do que tudo em nossas vidas ....

Ps:Arnaldo Antunes compos a música Inclassificáveis pro seu primeiro disco solo "Nome"que foi lançado junto com um livro ....O compositor,escritor,cantor é a mais exata tradução de que cultura e arte estão linkadas por várias vertentes ...Assim como Chico Buarque capaz de escrever belos romances e compor muito bem.......percebe-se com esses dois exemplos claramente, o meu gosto musical refinado e tão pouco popularesco....Sabe por que a música pra mim é um complemento,uma reflexão e ela não se restringe apenas a "música"e sim a voz do artista,seja ela em sua música ou no livro que ele escreveu de poemas,romance,fiçção...Talvez esse seja o segredo de um verdadeiro amante da cultura em sua melhor porção .....Existe regra?Será que existe regra??Bobagens somos o que podemos ser ...sonhos que podemos ter ..falados os segredos calam,venha prá cá não é proibido,somos inclassificáveis,temos nosso próprio tempo...afaste de mim esse cálice,meu cristo não é de madeira a sombra dele é sem cruz ...São tantas frases extraidas de letras de músicas e ainda há quem diga que isso não é expressão artistica ........Afff!!!!!!!!!!!!!!!!


Gleidson Allan,10:50Hs

Nenhum comentário: