domingo, 30 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012; Os grandes destaques do ano na música brasileira.



E vamos lá eleger os grandes destaques deste ano de 2012 que incluiu algumas surpresas bem interessantes no quesito música e a lista esse ano ficou concorrida com tantos lançamentos de peso no mercado fonográfico brasileiro. Bom, vou comentar 5 grandes lançamentos deste ano e que trouxeram consigo ousadia, boa música e claro associado a tudo isso a certeza de um belo trabalho prestado a favor da música popular brasileira.

Tudo Tanto (Tulipa Ruiz)

Que discaço, que sonoridade e que talento primoroso e impactante da nova queridinha da música popular brasileira. Tulipa Ruiz concebeu um dos melhores discos do ano, aquele disco que você começa a ouvir e não consegue mais parar. Os grandes destaques de "Tudo Tanto" são as belissimas canções; "Quanto eu Achar" e "Dois cafés" com a participação do hitmaker da música pop Lulu Santos.

Abraçaço (Caetano Veloso)

Discaço classudo do Mestre Caetano que trouxe a tona sua poesia em forma de música e acompanhado pelos músicos da banda Zie. O disco é uma compilação de belas canções assinadas pelo poeta baiano.

Redescobrir (Maria Rita)

Tributo prestado com muita qualidade por quem tem em seu DNA, a voz, o carisma da eterna pimentinha Elis Regina. A possibilidade de ver e ouvir Maria Rita revisitando a obra da mãe, confesso que era um sonho antigo e que foi realizado com a possibilidade inclusive de ver ao vivo e a cores a gravação do cd/dvd Redescobrir e as lágrimas foram inevitáveis. Não existe um destaque neste projeto e sim a certeza de que as canções incluídas no projeto se fazem necessária ainda nos tempos de hoje.

Sei (Nando Reis)

O cantor e compositor Nando Reis sabe como ninguém cantar o amor em sua melhor porção e esse disco em especial esta digamos assim a "flor da pele". Um emaranhado de belas canções que incluem inclusive a espetacular "Pra quem não vem" com a participação da Marisa Monte.

Tudo Esclarecido (Zélia Duncan)

A possibilidade de entrar em contato com a obra do Itamar Assumpção sempre foi algo muito interessante no decorrer da discografia da Zélia. E esse disco em especial conta com um repertório na íntegra de músicas deste poeta paulistano e com toda sensibilidade a carioca mais brasiliense deste país soube como ninguém transpor a poesia de Itamar com gostinho de quero mais. O disco "Tudo Esclarecido" é sem sombra de dúvidas o disco mais suave de 2012.

Enfim, o ano foi bem produtivo no quesito musical com artistas se permitindo em explorar o novo e deixando de lado a fórmula pronta de disco ao vivo e as tais coletâneas intermináveis e porque não dizer caça-niquéis.

Tivemos outros destaques interessantes;

- Roberto Carlos lançou um compacto com 4 músicas e um preço acessível e o sucesso foi garantido atingindo marca de Um milhão e meio de discos vendidos.

- Marisa Monte emplacou várias músicas em trilhas de novelas "Ainda Bem, Depois, Aquela Velha Canção e Mais um na multidão." Além de um show elogiado pela critica e público.

- Os Detonautas voltaram as paradas de sucesso com "Um cara de sorte" que começou a tocar nas rádios por livre espontânea vontade.

- Arnaldo Antunes e seu Acústico MTV que trouxe todo requinte e poesia impressa no trabalho do poeta.

Portanto, agora vamos aguardar 2013 e que ele traga ainda mais novidades musicais aos ouvidos ávidos por boa música.

Gleidson Allan

Nenhum comentário: