Nesse espaço a liberdade está acima de tudo opiniões,criticas,pensamentos,Crônicas entre outras coisas sempre estarão em pauta no meu blogger.Sejam bem vindos ao Antenado.com Criado por:Allan Mello
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Retrospectiva 2011; Os destaques do ano.
Foto; Marisa Monte protagonizou a volta mais aguardada em 2011.
O ano de 2011 foi repleto de bons lançamentos, grandes retornos, artistas que reciclaram, artistas que apostaram em fórmulas certas e assim por diante.
Nos últimos meses tivemos uma sequência de grandes lançamentos envolvendo artistas como; Zélia Duncan, Pitty, Chico Buarque, Marisa Monte, Sandy, Lenine, Maria Gadú entre outros.
E agora? Qual ou quais grandes lançamentos agitaram o universo musical brasileiro? Essa pergunta neste momento se tornou uma das mais complicadas em ser respondida sem causar nenhum tipo de injustiça. Portanto, segue abaixo os grandes destaques musicais de 2011;
Esse ano tivemos o retorno de dois gigantes da MPB, estou falando de Chico Buarque e Marisa Monte, artistas que lançaram discos novos após híatos de alguns anos fora dos estúdios e dos palcos.
O novo disco do Chico Buarque "Chico" trouxe novamente a poesia e a sensibilidade de um dos maiores mestres da nossa MPB, atingindo somente na pré-venda a marca de 8 mil cópias e dias depois após o lançamento oficial do disco sua aparição ao vivo na Net, foi capaz de derrubar o servidor do site que promovia o evento por tamanha procura.
O novo disco da Marisa Monte "O que você quer saber de verdade" trouxe novamente todo talento, sensibilidade, belas canções e nos apresentou uma Marisa mais pop no melhor sentido da palavra. O novo disco da artista atingiu a marca de 100 mil cópias somente no mês de novembro ou seja, um belo número pra quem sempre vendeu muito com seus discos. Assim como Chico Buarque, a carioca Marisa Monte flertou bastante nos últimos meses com as redes sociais participando de coletivas virtuais com a imprensa especializada e até mesmo em um bate papo com fãs.
O novo disco do Lenine "Chão" trouxe a tona uma sonoridade bem diferente e ousou mais uma vez no quesito criatividade e a música mais uma vez se tornou o porta estandarte da arte propriamente dita.
O novo disco do Seu Jorge "Músicas para churrasco Vol.1" revalidou o talento, gingado e sonoridade brasileira de um dos artistas mais cultuados da década é a boa e velha música sendo cantada aos quatro ventos.
O novo disco da Maria Gadú "Mais uma página" reafirmou mais uma vez o potencial artistico e criativo da jovem cantora que definitivamente conquistou o seu lugar na música brasileira e uma legião de fãs. As belas canções do segundo disco de estúdio da Gadú prometem muito pra 2012 e ainda iremos ouvir muitas canções extraídas desse trabalho nas rádios, tema de novelas e afins.
O novo disco da Gal Costa "Recanto" trouxe após o jejum de alguns anos sem lançamento a voz e o talento de uma das maiores cantoras brasileiras e dessa vez com um projeto ultra especial idealizado e composto especialmente por Caetano pra ser cantado e registrado na voz da artista.
O projeto paralelo da roqueira Pitty e do guitarrista Martin chamado "Agridoce" trouxe a tona uma sonoridade bem diferenciada e um conceito que foge dos padrões ditos como referências no mainstream brasileiro. O conceito do projeto reforça a ideia do poder da música falando por sí só sem qualquer tipo de pretensão de êxito ou coisas do tipo é somente a boa e velha música ecoando pra ouvidos ávidos pelo melhor.
Além dos lançamentos de disco de inéditas tivemos em 2011 o bom e velho mais do mesmo ou seja, os discos ao vivo que rendem a artistas e gravadoras a certeza de não errar. Porém, essa ideia remete infelizmente a atrofia musical e criativa que atingiu o mercado fonográfico brasileiro nos últimos anos exceto 2011 que mudou momentâneamente esse cenário.
Os lançamentos de destaques de projetos ao vivo incluem;
A roqueira Pitty lançou o cd/dvd "A trupe delirante no Circo Voador", registrado no lendário palco do Circo Voador, o projeto trouxe as belas canções do "Chiaroscuro" (último cd de estúdio da cantora) em versões ao vivo e mais uma penca de lados bs e alguns sucessos. No geral o Dvd cumpriu bem o seu papel de entreter e levar adiante o talento da baiana mais roqueira desse Brasil.
A sensível Zélia Duncan lançou o cd/dvd "Pelo Sabor do gesto em Cena" um dos grandes lançamentos do ano reafirmando o potencial e a delicadeza de uma das artistas da qual tenho uma admiração enorme. Falar de Zélia é sinônimo de carinho, entrega...
A cantora Ana Carolina lançou recentemente o cd "Ensaio de cores" um projeto ousado que flerta com o universo das pinturas, música, popular e erudito. Talvez, o único erro desse projeto tenha sido o adiamento do lançamento do dvd seja pela logística ou pela opção na tentativa de alavancar as vendas do cd.
A cantora Sandy lançou "Manuscrito Ao Vivo" projeto que exorciza com todas as letras a ideia daquela menina frágil que cantava músicas pop e coisas do gênero. O tempo passou e ela cresceu e trouxe consigo o talento herdado de berço e protagonizou um dos melhores projetos do ano. Diferentemente dos projetos citados acima, o cd/dvd da Sandy tinha o dever de reforçar e apresentar pro grande público o mais novo talento da música popular brasileira.
Portanto, esses foram os grandes lançamentos deste ano na minha modesta opinião.
Gleidson Allan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário