quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O dia em que flagrei Alceu Valença na sacada de casa!



Estava em uma tarde de quinta-feira em pleno verão brasileiro sob o Sol intenso e não menos escaldante da capital pernambucaba Recife, e claro como não poderia deixar de ser apreciando cada momento da minha estádia em mais um período de férias nessa cidade que tanto gosto.Logo após o almoço uma ida a cidade histórica de Olinda,seria uma boa opção de roteiro turístico naquele dia ainda mais com o objetivo de apresenta-la a minha irmã caçula que me acompanhava nessa viagem...e lá fomos na companhia da minha Mother e de meus primos...Já havia passado por Olinda outras vezes e em cada uma delas alguns registros memoráveis ainda permeavam meu inconsciente dos ensaios dos blocos carnavalescos em 2007 ao final de tarde em meados de julho de 2008...Ao começar a subir as ladeiras de Olinda percebo o quanto ela mudou em um espaço curto de tempo, atraindo ainda mais minha atenção e a vontade gigantesca de curtir aquele momento intensamente.O Sol pra variar parecia que queria nos derreter, era o clima do verão pernambucano tirando o seu sarro e nós meros paulistanos ali in locu apreciando o que de mais rico em cultura popular estava a poucos metros de nossos olhos...
Entre idas e vindas em locais turisticos, pausas pra inúmeros registros fotográficos, pois, sem eles talvez a passagem por Olinda, não tivessem a menor graça...Visitamos inúmeros locais, comemos as deliciosas Tapiocas do Alto da Sé, embora, eu tenha preferido ficar no Queijo na brasa e assim o fiz...
Estava em Olinda e claro como não poderia deixar de ser perguntei ao meu primo se poderíamos passar em frente a casa do "Alceu Valença", maior ícone da música pernambucana de todos os tempos e lá fomos entre as confusas ladeiras de Olinda encontrar a casa do Mestre...Ok, alguns populares de Olinda nos ajudaram dando a pista pra chegarmos até lá...ao chegar na rua do Alceu, nosso carro foi abordado por garotos que vieram nos oferecer cds do Alceu em um comércio livre...O garoto me ofereceu o cd com autógrafo e o sem autógrafo e na ocasião brinquei: A tá!Foi o Alceu mesmo que assinou? e o garoto me responde:Sim, o meu pai assinou.Pronto!Estavamos conversando com o filho caçula do Alceu e claro como não poderia perder a oportunidade relatei que era de Sampa e que estavamos ali pra tentarmos ve-lo...Embora, o Alceu estivesse dormindo naquela tarde ensolarada de Olinda.A rua da casa do Alceu estava repleta de turistas que assim como eu estavam em busca de um aceno do grande ícone pernambucano...Eram pessoas do Rio,Floripa,Natal,Sampa e outros...Quando resolvemos parar em frente a casa do Alceu pra tirarmos uma foto de sua sacada eis que ouço de alguns populares que o mestre havia aparecido e claro solicitamos em côro mais uma aparição e não é que pra nossa surpresa ele aparece em sua sacada, saudando os turistas in locu e retribuindo a demonstração de carinho de uma galera que há muito tempo o acompanha.Pronto!Essa passagem por Olinda havia se tornado ainda mais especial não só pela companhia da Mother,Hermana e dos primos e da possibilidade de flagrar o Alceu em casa...Ainda mais sendo ele um artista que sempre esteve presente em minha vida e desde que me conheço por gente alguma canção do Alceu permeou essa caminhada até aqui...Uma influência herdada pelo meu pai fã incondicional desse artista...Não só voltei de Olinda com fotos,como um cd autografado pelo Mestre...e assim foi a bela tarde de janeiro nas ladeiras de Olinda...

Gleidson Allan

Nenhum comentário: