quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pato Fu surpreende em "Música de Brinquedo".



Os mineiros do Pato Fu acabaram de lançar um dos discos mais interessantes, verdadeiros e atemporal dos últimos tempos.A idéia de fazer releituras dos grandes clássicos da MPB e de outros hits de domínio mundial fazem do projeto "Música de brinquedo", algo muito além de mais um disco que compõem uma discografia invejável da trupe mineira.
Nos últimos anos o mercado fonográfico vem atravessando uma fase de transição e mesmo com toda a crise que assola o showbiness ainda existem certos nichos que devem e merecem ser explorados.Se na década de 80, grupos como Balão Mágico, Trem da Alegria e as apresentadoras infantis Xuxa, Mara Maravilha, Angélica, disputavam uma fatia do mercado fonográfico que vendia tanto quanto ícones como Roberto Carlos e tantos outros fenômenos populares.
Os anos se passaram e muitas mudanças vieram com o tempo e isso incluíu músicas dedicadas ao segmento infantil que deram espaço pra que crianças de todas idades passassem a curtir fenômenos como "É o Tchan, funks" entre tantas outras coisas que de longe remetiam a ingenuidade, alegria e sinceridade que o universo infantil merece.
Alguns projetos voltados pra garotada começaram a surgir novamente de forma bem tímida desde a série Xuxa só para baixinhos, passando pelo projeto "Partipim" da cantora Adriana Calcanhotto, após o êxito de ambos projetos, o mercado fonográfico voltou seus olhos novamente a esse rendável nicho musical.
Recentemente novos projetos voltados ao segmento infantil foram lançados e isso incluí "Pequeno cidadão", projeto em parceria do Arnaldo Antunes com Edgar Escandurra e agora mais recentemente o Pato Fu, entra nessa nova onda.
O album "Música de brinquedo", é uma compilação de 12 músicas com a interpretação angelical da Fernanda Takai, em meio a sonoridade vinda de instrumentos de brinquedos e dando um toque a mais, o coro e que coro da criançada.Logo na primeira audição do album, o ouvinte se vê envolvido com um universo que remete aos tempos áureos da fase lúdica.
Definitivamente esse novo trabalho do Pato Fu figurará entre os melhores de sua carreira e se tornará um disco atemporal...Sabe aquele disco que você quer um dia ouvir ao lado do seu filho, sobrinho e afins.Depois de ouvir´"Música de brinquedo", a idéia de ser pai fica ainda mais aflorada por todo esse contexto que envolve música, boa sonoridade e uma idéia de revival dos bons tempos em que existia música pra garotada...Ao ouvir um projeto como esse me pego num conflito, os bons tempos voltaram?Ou estamos ficando velhos mesmos?
Os grandes destaques do "Música de Brinquedo" são: "Primavera,Ovelha Negra,Frevo de Mulher, Ska, Todos estão surdos".Sem sombra de dúvidas esse disco merece e deve fazer parte da coleção daqueles que admiram boa música.

Gleidson Allan

Nenhum comentário: