quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Copa do Mundo a caminho do faz de conta!


Em ano de Copa do Mundo não se fala em outra coisa no país do futebol...Basta zapear os principais canais de tv, jornais, revistas pra que facilmente o termômetro da paixão nacional seja identificado.Deixando de lado os problemas sociais e econômicos do nosso país e até mesmo da África, país sede desse mundial.
Quanta hipocrisia por metro quadrado em meio a um teatro aonde o que mais importa é justamente fingir que tudo é perfeito e que a primeira Copa do Mundo de Futebol realizada no continente africano tenha a mesma dimensão de uma Copa do Mundo realizada em qualquer país da Europa.Será que a fome foi erradicada da ÁFRICA?Será que a pobreza foi erradicada da ÁFRICA?O número de portadores de HIV reduziu-se significamente?Enfim,perguntas como essas chegam a soar demode quando nos lembramos do circo que vem sendo propagado nos últimos meses e que virá a tona com maior ênfase neste próximo domingo com o ínicio do mundial.
Outro dia em mais uma noite de insônia fui pra sacada do meu prédio e pra minha surpresa flagro alguns populares pintando as calçadas e até lombadas com as cores da bandeira do Brasil e em seguida me fiz uma série de questionamentos com tais atos:
-Nossa que patriotismo desse pessoal!
-Eles acreditam na seleção brasileira?
Pois é, vamos parar tudo que estamos fazendo por conta do Mundial e isso incluí esquecer da nossa política, das desigualdades sociais, violência entre tantos outros assuntos de interesse da nação.Ok, eu gosto de futebol, curto a Copa do Mundo como qualquer brasileiro...
Estamos em ano de eleições presidenciais e será que a população irá comparecer as urnas ou exercerá seu poder de voto com a mesma empolgação de quando vêem um jogo da seleção?
Certamente, não afinal de contas o melhor momento pra se manifestar um patriotismo nato é quando se tem sua seleção de futebol participando de um Mundial e assim segue a tradição a várias décadas e assim será por muito tempo...
Por conta de um evento com tamanha magnitude aos olhos de boa parte da Nação, eu prefiro me abster e deixar de lado assuntos relacionado a esse momento atual do nosso país e que isso não soe como anti-patriotismo ou seja lá o que for...Eu apenas enchergo a realidade e a hipocrisia caminhando juntas lado a lado aos olhos do Planeta em um verdadeiro "faz de conta".

Gleidson Allan


Nenhum comentário: