quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Alceu Valença é homenageado no Som Brasil.

Foto:O maior ícone da música pernambucana,Alceu Valença recebe homenagem no Especial Som Brasil.

A música pernambucana desde o final dos anos 70 é representada mundialmente através da obra de um dos artistas mais enigmáticos do nosso país.
O cantor e compositor Alceu Valença construíu ao longo dos anos uma carreira estável quebrando barreiras baístas levando a alegria da música pernambucana as principais rádios das grandes capitais brasileiras, tendo reconhecida sua arte através dos primeiros acordes de cada canção imprimindo um verdadeiro DNA da música pernambucana.O universo musical do músico pernambucano envolve muita poesia e um olhar com um focu nordestino em estados como Rio De Janeiro,Brasília e São Paulo, e ao se ouvir algumas de tantas músicas compostas em seu diálogo com o mundo percebemos o elo criativo de um cidadão brasileiro.
Em Pernambuco,Alceu é tratado como um Rei e não poderia ser diferente por tudo aquilo que ele contribuíu a disserminação da música pernambucana.
Quando estive em Recife há alguns anos atrás em época de pré-carnaval, em todo estado era fácil localizar alguns estabelecimentos,carros,casas e até nas praias o som do Alceu ecoando por todos os cantos.Sem contar as propagandas em que ele mesmo era o garoto propaganda como por exemplo, a cerveja Antártica.
Assim como a Bahia tem Caetano,Gil,Pernambuco tem Alceu como um de seus representantes. A discografia do artista é repleta de hits que vão da Morena Tropicana,Coração Bobo,Espelho Cristalino e mais recentemente La Belle di Jour.Existem discos do Alceu que são memoráveis como Andar,Andar,Espelho Cristalino,Cavalo de Pau,Sete Desejos e o clássico Oropa,França e Bahia que foi gravado ao vivo na Europa em uma época em que discos ao vivos não tinham a mesma importância do que nos dias atuais.
A oportunidade de ver uma homenagem a obra do Alceu em rede nacional reforça a importância cultural deste artista a música brasileira e por que não dizer,a cultura brasileira.Recomendo a quem não conhece o legado desse artista que procure e ouça em alto e bom som o Maracatu,Frevo,Rock,Mpb,Côco, elementos tão presentes na sonoridade ritímica dos discos do maior ícone da música pernambucana da história.
Portanto, a próxima edição do Especial Som Brasil será apresentado nesta sexta-feira 28/08, homenageará em vida o artista e contará com a participação de Silvério Pessoa,Khystal,Daúde,Giana Viscardi que interpretaram alguns dos clássicos da carreira do Alceu, além é claro de contar com sua própria participação e do fiel parceiro e guitarrista Paulo Rafael.
O programa Som Brasil será apresentado nesta sexta-feira,28/08,logo após o Programa do Jô na Rede Globo.
Portanto,imperdível!!!
Gleidson Allan











Nenhum comentário: