sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os Normais 2 estréia nos cinemas.



Video:Trailler do Filme "Os Normais 2,A noite mais maluca de todas.

O seriado mais criativo,divertido e inteligente dos últimos tempos da televisão brasileira ganha em breve as telas do cinema pela segunda vez.Em agosto chega as telas de cinemas a nova aventura de "Os Normais".

O casal Vani e Rui viveram mais um momento hilário nas telas de cinema em "Os Normais 2, A noite mais maluca de todas"com o roteiro de Fernanda Young e a atuação de Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarrães que dispensam apresentações.Certamente a sequência de "Os Normais"é uma das mais aguardadas do cinema brasileiro nos últimos anos muito se comentou sobre a continuação ou não da saga de Rui e Vani na telona.Ápos muitas negociações e um acordo entre as partes envolvidas o projeto mais aguardado dos últimos tempos finalmente ficou pronto.
Recentemente, a Rede Globo vendeu os direitos autorais do seriado "Os Normais"pra uma produtora americana que fará em breve uma versão americana das aventuras de Vani e Rui e as suas intermináveis DRs(discutindo a relação).A grande pergunta do momento é, será que a roterista americana conseguirá adaptar toda a criatividade dos textos da Fernanda Young pro ritmo de vida dos americanos?ou o casal que protagonizará o seriado terá a mesma química de Fernanda Torres e Luis Fernando?Sinceramente,duvido que isso aconteça com a mesma maestria da versão tupiniquim...
Em pensar que a televisão brasileira em seus tempos áureos criava entreternimento de primeira linha.O tempo passou e com isso a qualidade das produções brasileiras se perderam e deram espaços ao mais do mesmo,reallitys shows de tudo que é gênero....Além é claro da cópia,recópia e tantas outras recópias que são feitas descaradamente em rede nacional.
Há tempos,venho notando uma falta de assunto pra falar sobre televisão brasileira.Sinceramente nas últimas semanas não vi nada de interessante ou ao menos empolgante pra ser comentado nesse espaço.

Gleidson Allan

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Alceu Valença é homenageado no Som Brasil.

Foto:O maior ícone da música pernambucana,Alceu Valença recebe homenagem no Especial Som Brasil.

A música pernambucana desde o final dos anos 70 é representada mundialmente através da obra de um dos artistas mais enigmáticos do nosso país.
O cantor e compositor Alceu Valença construíu ao longo dos anos uma carreira estável quebrando barreiras baístas levando a alegria da música pernambucana as principais rádios das grandes capitais brasileiras, tendo reconhecida sua arte através dos primeiros acordes de cada canção imprimindo um verdadeiro DNA da música pernambucana.O universo musical do músico pernambucano envolve muita poesia e um olhar com um focu nordestino em estados como Rio De Janeiro,Brasília e São Paulo, e ao se ouvir algumas de tantas músicas compostas em seu diálogo com o mundo percebemos o elo criativo de um cidadão brasileiro.
Em Pernambuco,Alceu é tratado como um Rei e não poderia ser diferente por tudo aquilo que ele contribuíu a disserminação da música pernambucana.
Quando estive em Recife há alguns anos atrás em época de pré-carnaval, em todo estado era fácil localizar alguns estabelecimentos,carros,casas e até nas praias o som do Alceu ecoando por todos os cantos.Sem contar as propagandas em que ele mesmo era o garoto propaganda como por exemplo, a cerveja Antártica.
Assim como a Bahia tem Caetano,Gil,Pernambuco tem Alceu como um de seus representantes. A discografia do artista é repleta de hits que vão da Morena Tropicana,Coração Bobo,Espelho Cristalino e mais recentemente La Belle di Jour.Existem discos do Alceu que são memoráveis como Andar,Andar,Espelho Cristalino,Cavalo de Pau,Sete Desejos e o clássico Oropa,França e Bahia que foi gravado ao vivo na Europa em uma época em que discos ao vivos não tinham a mesma importância do que nos dias atuais.
A oportunidade de ver uma homenagem a obra do Alceu em rede nacional reforça a importância cultural deste artista a música brasileira e por que não dizer,a cultura brasileira.Recomendo a quem não conhece o legado desse artista que procure e ouça em alto e bom som o Maracatu,Frevo,Rock,Mpb,Côco, elementos tão presentes na sonoridade ritímica dos discos do maior ícone da música pernambucana da história.
Portanto, a próxima edição do Especial Som Brasil será apresentado nesta sexta-feira 28/08, homenageará em vida o artista e contará com a participação de Silvério Pessoa,Khystal,Daúde,Giana Viscardi que interpretaram alguns dos clássicos da carreira do Alceu, além é claro de contar com sua própria participação e do fiel parceiro e guitarrista Paulo Rafael.
O programa Som Brasil será apresentado nesta sexta-feira,28/08,logo após o Programa do Jô na Rede Globo.
Portanto,imperdível!!!
Gleidson Allan











segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Capital Inicial chega finalmente a cidade de São Paulo com a turne "Multishow Ao Vivo".

Foto:Capital Inicial eleita no prêmio Multishow como Melhor Show com a turne "Multishow Ao Vivo".

Após 2 anos longe dos palcos paulistas os brasilienses do Capital Inicial chegam a São Paulo com a turne "Multishow Ao Vivo"ao Credicard hall no próximo dia 29/08.
Depois de passar por todas as capitais brasileiras levando milhares de fãs ao delírio,a banda chega a São Paulo com o megashow que originou posteriormente o Dvd gravado em Brasília com mais de um milhão de pessoas em frente a esplanada dos Ministérios.
Atualmente a banda está na fase final da turne "Multishow Ao Vivo"em meio a pré-produção do próximo album de inéditas com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2010.Segundo o vocalista Dinho Ouro Preto,boa parte do material já estão prontos e os ensaios culminaram em lapidar idéias e transforma-las em música.Essa será a primeira vez que a banda inicia uma pré-produção de um disco de inéditas quebrando um jejum de material inédito de 3 anos.
Já assisti alguns shows do Capital Inicial e em cada um deles tive experiências marcantes que vão desde o bota fora na fase da minha graduação ao Olympia em plena sexta-feira 13 de 2004.Depois disso um jejum de 5 anos sem ver um show da banda em Sampa e, agora no próximo final de semana mais uma oportunidade de ver ao vivo e a cores a melhor banda brasileira dos últimos tempos.
As véspera de ver mais um show do Capital a expectativa é sempre a melhor possível como se fosse o primeiro show tamanha a vibe positiva que rola em cada show da banda.Nesse período em que fiquei sem ver o show do Capital estive em contato com a banda em duas ocasiões na noite de lançamento do Multishow Ao Vivo na Livraria Saraiva e recentemente na Rádio Jovem Pan Fm e em ambas situações recebi a atenção de todos da banda aumentando ainda mais minha admiração por eles.
Gleidson Allan



sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Marisa Monte celebra 20 anos de carreira em grande estilo.

Foto:Marisa Monte comemorando 20 anos de carreira e tendo mais uma vez seu talento reconhecido na premiação da Multishow.

A cantora Marisa Monte que em 2009 completa 20 anos de carreira festeja em grande estilo as duas décadas dedicadas ao ofício de produzir música popular brasileira.Ainda em clima de comemoração pela dobradinha dos prêmios Multishow com a conquista de "Melhor Dvd" com Infinito Ao Meu Redor e o título de "Melhor Cantora".Reafirmando o poder de fogo da cantora que há tempos lida com a mídia brasileira de uma maneira bem peculiar.A oportunidade de acompanhar a transmissão da premiação na Multishow se tornou ainda mais interessante quando ninguém menos que a própria Marisa Monte subiu ao palco pra receber o primeiro prêmio da noite e em poucas palavras o seu agradecimento selou o que todos seus fãs já sabiam sobre o respeito que ela tem a sua carreira,as pessoas que trabalham em sua equipe e seus fãs.

Há tempos acompanho a trajetória da Marisa e cada vez mais ela me surpreende pela seriedade que lida com esse universo tão controverso do showbiness.Seus discos são sempre aguardados,suas turnes bem sucedidas,seus dvds bem elaborados somando-se a tudo isso alguém que contríbui positivamente a vida daqueles que valorizam a música por si só.

Infelismente esse ano ainda não teremos material inédito da Marisa, o que só deve acontecer em meados de 2010,em consequência disso uma nova turne e o ciclo se reiniciará novamente.A expectativa não podia ser diferente, é a melhor possível ainda mais vindo da maior cantora brasileira na minha modesta opinião.Enquanto muitas insistem em desgastar sua imagem aparecendo em tudo que é programa de televisão ou lançando discos irregulares,ela prefere o anônimato e segue naturalmente uma vida comum no período em que fica de jejum sem lançar nada de novo a seu imenso público.

Esse híato de 4 anos entre um disco e outro reflete em um trabalho mais elaborado que se estende ao surgimento de novas parcerias,pesquisas e todo um legado que somente La Monte consegue agregar a uma discografia politicamente correta na MPB.Como ela mesmo diz:"O melhor momento pra se lançar um disco é quando ele está pronto".Se levarmos em consideração a média de tempo gasto com a gravação de 6 meses,mais produção etc.Certamente esse disco estará em nossas mãos ainda no primeiro semestre de 2010.
Gleidson Allan





quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marisa Monte foi um dos destaques da premiação do Multishow.

Foto:Luiza Brunet,Falcão ao lado da Marisa Monte um dos destaques da noite que levou pra casa dois prêmios "Melhor Dvd"e Melhor Cantora".

Na noite desta terça-feira, 18/09, aconteceu no Rio de Janeiro a entrega do Prêmio Multishow aos melhores do ano.A nata da música brasileira estava reunida pra celebrar uma das premiações mais importantes da música brasileira.Estavam por lá Preta Gil,Marcelo D2,Luiza Brunet,Ana Carolina,Ivete Sangalo,Marisa Monte,Capital Inicial,Pitty,Gilberto Gil,Nando Reis e muitos outros atores e atrizes na platéia vip.

O prêmio Multishow desse ano recebeu mais de 7 milhões de votos pela internet na eleição dos melhores do ano em 11 categorias que incluiram entre outras,Melhor clip,Melhor Dvd,Melhor cantor(a),Melhor grupo,Melhor música entre outros.

Nos momentos iniciais da transmissão do prêmio,cheguei a pensar que estava acompanhando mais uma edição do VMB(Video Music Brazil) sob o comando de Edgard Picoli e Didi Wagner seria inevitável uma comparação como essa.....

Ainda mais quando o show de abertura ficou por conta de Marcelo D2 figurinha carimbada desse tipo de premiação.Passando a idéia durante a sua performance do mais do mesmo.Mas as perfomances da noite foram interessantes contando com Litlle Joy,Arnaldo Antunes e Ana Canãas e uma belíssima homenagem a Rita Lee com Pitty e Gilberto Gil.Agora as outras performances da noite nem merecem créditos de tão ruins que foram...

Algumas categorias e seus premiados:

-Melhor Dvd:Infinito Ao Meu Redor(Marisa Monte)

-Melhor Clip:Ainda gosto dela (Skank e Negra Lee)

-Melhor Show:Capital Inicial

-Melhor Música:Amado(Vanessa Da Mata)

-Melhor Cantora:Marisa Monte

-Melhor Cantor:Seu Jorge


Entre os premiados os destaques estão:

-Marisa Monte que levou prêmios de melhor Dvd e cantora do ano fazendo jus merecidamente a uma das artistas mais completas do Brasil.
-Vanessa Da Mata que ganhou como a melhor música por "Amado" certamente o ano de 2008 foi dela e essa música em especial merecia ganhar.
-Seu Jorge que levou o prêmio de melhor cantor,sendo ovacionado pela platéia.
Agora não poderia deixar de comentar as gaffes que aconteceram com premiações de disco do ano,grupo do ano entre outros pro nicho do segmento EMO.
Um dos pontos altos da noite foi a homenagem feita a Rita Lee que após a performance da Pitty e do Gilberto Gil fez comentários ilários no momento do agradecimento....
Resumindo a premiação do Multishow obteve um saldo mais que positivo com Marisa Monte levando prêmios importantes,Vanessa Da Mata sendo reconhecida e o Skank quebrando o reinado do movimento Emo.Agora,é só aguardar as coberturas feitas pelo CQC,Panico na Tv irem ao ar e vermos o que de fato rolou antes e pós festa de premiação.....

Gleidson Allan

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A unamidade nem sempre é sinônimo de êxito.

Foto:Capa da colêtanea "Perfil"série lançada pela Som Livre que reúne os maiores sucessos de artistas consagrados da MPB.

Muitas vezes quando nos deparamos com a crítica especializada de um cd,dvd nem sempre concordamos com tais palavras.As vezes algo que é ovacionado pelo grande público é visto com um certo desdenho por parte da crítica e vice e versa.Recentemente,acompanhei uma entrevista do músico e principal representante da Soul music brasileira,Ed Motta em um desabafo sincero,ele revelou a frustação que andou sentindo nos últimos meses.Após o lançamento de seu último disco "Twitza" e de ter sido unanimidade na crítica musical e o mesmo êxito não refletiu em vendas de cds e apego popular ficando restrito a um nicho específico da música.Segundo o artista:"As vezes você produz um album bem quisto pela critica mas não existe retorno financeiro e com isso me sinto um artista violado.Afinal de contas preciso de dinheiro pra pagar minhas contas e ter o conforto vindo do exercício do meu ofício".Ainda nessa mesma entrevista o músico revelou a necessidade de gravar discos com apelo mais popular ou seja compor algo que possa gerar retorno rápido e em consequência disso música na rádio,shows etc.
Em pensar que ainda existem artistas por ai que estufam o peito e dizem aos quatro ventos que seus trabalhos são frutos daquilo que acreditam.Na prática isso pode até acontecer demostrando personalidade,coragem e desapego de tais artistas.
Recentemente tivemos o lançamento do novo disco da Ana Carolina "Nove"album comemorativo dos 10 anos de carreira discográfica da artista e que decepcionou fãs mais ardorosos pelo trabalho da artista mineira.Querendo ou não um artista ao lançar um disco novo recebe uma cobrança por parte do seu público no sentindo de fazer algo superior ao seu trabalho de maior êxito e isso se estende até mesmo ao repertório de uma turne aonde a ansiedade do público é a de ir a um show e cantar do inicio ao fim.Por outro lado alguns artistas insistem em deixar claro que são os donos das rédias de suas carreiras e passam a desempenhar em palco aquilo que somente julgam o necessário.Talvez,esse seja um dos maiores erros que culmina em uma ascendente queda de vendas de discos,agenda de shows e público em geral.Existem artistas que sabem administrar bem essa alternância em suas carreiras e agregam a novidade sem aumenos perderem a essência que os tornaram verdadeiros ícones do universo popular.Os exemplos são muitos Marisa Monte,Ivete Sangalo,Capital Inicial entre outros,conseguem manter em alta carreiras sem aumenos decepcionarem seus fãs e isso os tornam grandes em seus respectivos segmentos.
O relato do Ed Motta deixa claro a todos que quem sustenta a carreira de um artista é seu público e não a crítica embora alguns artistas pequem por se acharem acima de qualquer conceito...Após as revelações,o músico confirmou a gravação de um novo album que contará com material inédito e uma veia mais popular e contará com a participação da Maria Rita.Com o lançamento confirmado certamente o artista terá sua receita gerada e o conforto que tanto necessita de volta e que assim seja ao menos a sua franqueza e sinceridade foi declarada.Pois,quem é o patrão do artista é seu público e aqueles que respeitarem essa ordem permaneceram por mais alguns anos ou décadas em carreiras consolidadas e estáveis.Enquanto outros certamente correm o risco de não terem uma carreira consolidada daqui a alguns anos ou décadas.Por conta de seus egocentrismos alimentados por um ego inflado...


Gleidson Allan


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Briga de candinhas da Globo x Record :

Ilustração: Willian Bonner e Fátima Bernades no comando do Jornal Nacional e Celso Freitas e Ana Paula Padrão no comando do Jornal da Record.

Se já não bastassem os Freaks shows da Tv brasileira nos últimos tempos comentado anteriormente aqui no Antenado.com.A bola da vez é a briga de candinhas entre a Rede Globo e Rede Record que trocam acusações em seus principais telejornais.As últimas edições do Jornal Nacional vem dando enfoque a cobertura das denúncias do ministério público sobre o enriquecimento do grupo Record . Segundo a notícia boa parte desse império foi construído com o dízimo dos fiéis da Igreja Universal.
Em contra-partida as últimas edições do Jornal da Record vem retrucando as acusações, levantando a tese de uma possível perseguição do grupo Globo que anda incomodada com o crescimento da audiência do canal concorrente.O teor das matérias apresentadas pela tv Record seguem a linha do sensacionalismo tão peculiar na grade de programação da emissora.Ao acompanhar uma das matérias,achei no mínimo curioso a tese que eles levantaram por conta dos ataques recebidos da emissora carioca estarem relacionados a audiência e a qualidade do seu núcleo de teledramaturgias e da sua programação.
Ok,convenhamos que qualidade é essa que,eu ainda não vi?Pelo contrário a qualidade de suas produções estão anos luz de distância, da qualidade da Vênus platinada.O slogan a caminho da liderança apresentado pela Tv Record chega a ser bizarro..Como ser líder de algo se vivem as margens da sombra da líder?Não,é a toa que a emissora paulista é apelidada de recópia por tamanha falta de criatividade e personalidade...O que vemos é a nítida maneira de copiar descaradamente as fórmulas que deram certo sejam pelo JR,Esporte Fantástico,A Fazenda,Domingo Espetacular que são cópias claras do JN,Esporte Espetacular,BBB,Fantástico...
A Tv Globo durante muitos anos deteve a credibilidade da informação em nosso país e soube como ninguém durante todos esses anos eleger presidentes e em alguns caso até tira-los do poder e esse monopólio se perpétua em menor escala.Graças a invenção do controle remoto e o avanço tecnológico, os hábitos dos telespectadores mudaram com o passar dos anos e a indústria televisiva vem sentindo na pele as mudanças de tais hábitos dos telespectadores.
Em uma pesquisa realizada pelo grupo Record baseada no share ou seja nos números de aparelhos de tvs sintonizados na emissora em 1994:
A Tv Globo obtinha cerca de 50 pontos de share e a Tv Record obtinha cerca de 9 pontos.
Em 2008 o índice da tv Globo caiu pra 40 pontos e o da Tv Record subiu pra 18 pontos de share.Ao meu ver não vejo mérito nenhum no aumento de share da Record até por conta da tv brasileira estar perdendo telespectadores pra internet.O engraçado é que nenhum momento eles citam essas mudanças na matéria vinculada como respostas as acusações.
Essa estória vai render ainda muitas trocas de acusações e as duas principais emissoras do país irão protagonizar mais alguns insultos em seus telejornais..Nos últimos meses as trocas de insultos se tornaram modismo em ambos telejornais.Anteriormente o enfoque eram voltados pra cobertura das sessões de Brasília aonde deputados,senadores exerciam sua elegância pra lá de peculiar no conflito de idéias protagonizando cenas horrendas aos bons olhos da família brasileira... e curiosamente o foco da notícia se voltou agora aos veículos da imprensa que passaram a protagonizar trocas de farpas de ambos os lados...Aonde fica a ética profissional nesse caso?É de se admirar o teor das acusações vindas da Tv Globo e em contra-partida as respostas da Tv Record...Francamente parece a discussão de uma Lady contra uma barraqueira de quinta........
Gleidson Allan

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Lei Rouanet na prática funciona?

Há tempos ensaio fazer um post sobre um tema polêmico e que muito se comenta nas rodas de conversas de admiradores das expressões culturais brasileiras.Criada em 1991 com o objetivo de incentivar as vertentes culturais do Brasil,a Lei Rouanet colabora com empresas e pessoas físicas no financiamento de projetos culturais.A idéia de se criar um orgão regulador e distribuidor de verbas que facilitem a cultura a todas as classes sociais no papel é linda demais,será que na prática isso acontece?
Um filme,uma peça de teatro,um musical,um show na maioria das vezes recebem verbas da Lei Rouanet e na captação dessa receita recebem o apoio de muitas empresas que investem dinheiro em obras culturais e depois deduzem de seu imposto de renda.
Quantas e quantas vezes me vi no cinema aguardando o inicio de um grande filme brasileiro e ao ver as inúmeras empresas que patrocinavam o tal filme me questionava na ocasião sobre esses patrocínios e tempos depois passei a entender como funciona a dinâmica do negócio,ela funciona mais ou menos assim:Ao se tentar realizar um projeto cultural é feito um orçamento e o mesmo é cálculado como os custos de produção,elenco,logística e afins.
Após essa etapa inicial é mandado esse projeto a comissão da Lei Rouanet e a mesma avaliará a possibilidade de liberar ou não a verba pra realização do projeto.As tentativas são inúmeras mas apenas um grupo seleto conseguem tal feito e os mesmos ao receberem a verba realizam eventos que não refletem ao objetivo inicial da lei.Por exemplo a última turne do Caetano Veloso Cê,captou uma verba da Lei Rouanet pra temporada de shows em São Paulo e Rio em casas de espetáculos com ingressos inacessíveis a parcelas menos favorecida da população ou seja,promovem um show que gera lucros e tão pouco é democrático em relação ao acesso de todas as classes sociais.Outro tema polêmico foi quando a Vanessa Da Mata recebeu uma verba de mais de um milhão de reais pra gravação do seu primeiro dvd que posteriormente seria comercializado e assim por diante.Talvez,as poucas vezes que a Lei Rouanet é democrática,é quando a mesma libera verba pra realização junto aos governos estaduais as viradas culturais no Brasil a fora.Do contrário a mesma só funciona com grandes eventos e empresas como por exemplo,o Itáu Cultural que promovem eventos grandiosos com o apoio e viabilização da Lei de incentivo a cultura.Lembrando alguns príncipios da lei vejam os principais:

-Facilitar a população o acessos aos mais diversos tipos de cultura.
-Estimular a produção e difusão cultural e artística regional.
-Proteger os modos de fazer,criar e viver da sociedade brasileira.
-Preservar o patrimônio culturar e histórico brasileiro.
-Dar prioridade ao produto brasileiro.

Agora a pergunta que me vem a cabeça é a seguinte:E os preços abusivos do Circo di Soleil que em 2010 passará novamente por solos brasileiros com ingressos que soam como uma verdadeira extorção aos bolsos da realidade brasileira e ficam bem longe do principal objetivo da lei que é levar cultura a todos os níves sociais da população brasileira.
Sendo assim é possível concluir que a Lei Rouanet pode ser comparada como um grande bolo a ser fatiado e as melhores fatias ficam nas mãos na maioria das vezes de grupos,artistas que passam bem longe dos príncipios iniciais da lei Rouanet,já as menores partes chegam aqueles que realmente levam cultura as mais variadas classes sociais e em especial a periféria tão ávida por expressões culturais.

Gleidson Allan

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os Freaks shows da Tv brasileira.

Extra,extra vamos brindar a temporada dos freaks shows da tv brasileira!Basta zapear os canais de tvs abertos e obsevarmos o requinte da programação véspertina na maioria das emissoras brasileiras.Um misto de baixaria,sensacionalismo e a batida linha popularesca que esses programas insistem em promover.Seja no "Programa do Ratinho,Casos de Família no SBT","Márcia,Brasil Urgente na Band","Geraldo Brasil na Record","Tarde é sua com a Sonia Abraão na Rede tv"conseguem a cada edição de seus programas se superarem no quesito " mau gosto".Nos últimos dias acompanhei alguns desses programas com o objetivo de observar o nível intelectual e informativos desses programas.
Há cerca de 10 anos atrás esse mesmo fenômeno era modismo e a fórmula se repetia nos mesmos canais de tv.Alguns dos personagens daquela época voltaram a ativa nos últimos tempos e outros surgiram da escola do mau gosto.Naquela época esses programas com alto teor de sensacionalismos chegavam a atingir 30 pontos de média no ibope(Ratinho na Record),Márcia no Sbt atingia média de 15 pontos....Analisando os indíces de audiência daquela época com os dias de hoje vemos um marasmo de diferença nos números alcançados atualmente.O programa do Ratinho não ultrapassa os 6 pontos,Márcia não ultrapassa a casa dos 3 pontos e assim por diante.Em contra-partida a Rede Globo apresenta a reprise de Senhora do Destino e atinge a casa dos 29 pontos de média no ibope um verdadeiro indicativo de que a população brasileira não se deixa enganar por picaretagem alheia.
As alternativas de programação saudável da tv brasileira no horário vespertino são bem menores. Ao zapear os canais em busca de alternativas que não fizessem parte da turma do "Freak Show"encontramos
na Tv cultura, programação dedicada as crianças,a Tv Gazeta que apresenta um programa dedicado ao público feminino e a Tv Globo com suas reprises vespertinas que acabam sendo a alternativas menos ruim em um emaranhado do que a de pior sendo produzido por ai.
Agora resta saber até quando vai durar esse "Freak show da tv brasileira",pois o sensacionalismo cansa,baixaria não instruí e a picaretagem essa é facilmente detectada pelos telespectadores mais atentos.
Gleidson Allan

sábado, 8 de agosto de 2009

A arrogância precede a decadência.

Foto:Allan Mello e o ator Evandro Santos que vive o personagem Christian Pior na tv.


O ser humano é a espécie mais complexa existente no Planeta Terra por vários fatores que se somam a comportamentos,atitudes.....Aquela famosa frase "Você só conhece o cáracter de uma pessoa quando ela tem o poder em mãos".Mas,o que poderia ser esse poder?Um cargo importante em uma empresa,um título de mestrado,um carro do ano.....Enfim,várias são as coisas que podem mexer com o carácter de uma pessoa e o dinheiro, talvez seja a maneira mais objetiva de se corromper um ser humano em alguns casos.Quem aqui nunca conheceu ou conhece alguém que se perdeu no seu próprio ego.Eu,particularmente conheço alguns exemplos de pessoas que vivem se auto-afirmando e essas mesmas pessoas se esquecem que essa auto-afirmação só se restringem a elas próprias.Ao pensar nessa situação nos deparamos o quanto estamos vulneráveis a sentir de perto o quanto o ser humano é fálio.Em contra-partida tenho em meu ciclo social pessoas renomadas que ocupam cargos de destaques e as mesmas possuem uma simplicidade acima da média.Será que elas estariam erradas?

No meu ponto de vista não,pois agem de uma maneira natural e apesar das conquistas que obtiveram ao longo de suas vidas não perderam a essência. O grande segredo da vida é justamente mantermos a essência de tudo aquilo que fomos e nos tornamos ao longo de nossas vidas.Alimentar pensamentos relacionados a soberba de se achar o máximo,o melhor, só nos dão margem a prática da arrogância que sinceramente me soa como algo muito brega...Coisas como o novo rico,o novo aceito.....Outro dia acompanhando uma entrevista do ator Evandro Santos que faz o papel do Christian Pior,ele declarou"o meu personagem tem todos os ingredientes de uma pessoa real.Quem nunca teve um amigo parecido com o Christian Pior?O que ele disse é a mais pura verdade, eu ao longo da minha vida conheci e conheço vários Christians ......E olha no meu ciclo de amigos existem pessoas que são Mestrandos do ITA,Mestres pela PUC,Paisagistas,Advogados e mesmo com toda essa bagagem agem como pessoas comuns em contra-partida existem outros que se enquadram no quesito "Christian Pior de ser" ou seja,vivendo a margem de suas arrogâncias criando um mundo que só se restringem as suas respectivas insignificâncias...A tal ponto de suas atitudes os levarem a decadência ou seja vivem a todo momento provando a tudo e a todos que fazem parte de um seleto grupo..Isso me remete a uma estória que vi em uma scrat no show de humor.Acompanhem a seguir:


1-O artista em início de carreira sonha em ser reconhecido e ao ser parado na rua atende a todos com um sorriso largo,olhando olho no olho dos seus admiradores.

2-O artista quando começa a ser reconhecido em tvs,rádios .Passa a sempre ter problema com tempo usando isso como desculpa pra não atender os seus admiradores...

3-O artista no auge do sucesso vive cercado de seguranças,passa sem se quer olhar para as pessoas apenas visam o seu ego inflado pela mídia e afins.Autógrafos nessa situação é impossível por que ele se julgam os tais......

4-O artista decadente,volta a ser simples,humilde,atencioso,por que?Ele perdeu tudo e vive as claras a sua insignificância....

Moral da estória somos pessoas de carne e osso,somos capazes de cometermos erros em decorrência de um pseudo-deslumbramento.Se não sobermos administrar essas alternâncias perderemos tudo em fração de segundos,não me refiro a bens materiais mas a essência do ser humano que é sem sombra de dúvidas sua maior virtude....o que existe de mais bonito no ser humano é a prática da simplicidade já os excessos contrários a tudo isso soam facilmente como cafonice,breguice ou seja, o melhor jeito Christian Pior de ser...

Gleidson Allan

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tudo sobre "N9ve" novo disco da Ana Carolina.

Ilustração:Capa do novo album da Ana Carolina "Nove" que chega as lojas no dia 07/08/09 com tiragem inicial de 99.999 mil cópias.

No ano em que comemora 10 anos de carreira a cantora mineira Ana Carolina grava um album de inéditas apontando para o futuro.Após os bem sucedidos lançamentos dos últimos anos e de emplacar vários hits em trilhas de novelas e figurar facilmente entre os cds e dvds mais vendidos nesta última década.A cantora seleciona um repertório de inéditas que gerou o mais novo album composto basicamente por 9 músicas em um formato pouco convencional se pensarmos que estamos falando de uma artista que não lança nada de inédito desde 2006 soando como algo inesperado.A lista de canções que compõem o novo album são:


1-10 minutos(Ana Carolina/Chiara Civello)-A música que abre o disco soa nitidamente uma mistura de Tango com uma deliciosa batida eletrônica remetendo ao estilo consagrado da Ana Carolina certamente essa é a melhor faixa do album.
2-Dentro(Ana Carolina/Dudu Falcão)-Primeiro single extraído do disco com uma letra emocional,romântica nos moldes que consagrou Ana Carolina no time das grandes cantoras.
3-Tá rindo,É(Ana Carolina/Mombaça/Antonio Villeroy)-Um samba que ao longo de sua execução não empolga funciona facilmente como um lado B descartável.
4-Entreolhares(Ana Carolina/Antonio Villeroy/John Legend)-Segundo single do album extremamente radiofônica e cumpre o papel de ter um refrão chiclete e repete a fórmula anteriormente usada pela Vanessa da Mata na junção Português/Inglês.
5-Era(Ana Carolina)-Música mais introspectiva do disco dando um ar interessante de reflexão em uma letra pensada e ao mesmo tempo obscura e somado isso belíssimo arranjo de cordas.
6-8 estórias(Ana Carolina/Chiara Civello)-Música bem ao estilo de "Três"com um belíssimo baixo de fundo além de uma deliciosa estória no enredo de relacionamentos acabados envolvendo 8 pessoas.
7-Resta(Ana Carolina/Chiara Civelo/Dulce Quental)-Música com um belíssimo arranjo de cordas e uma bela interpretação emocional da Ana Carolina e Chiara Civello.
8-Torpedo(Ana Carolina/Moçamba/Gilberto Gil)-Um samba menos brilhante aos modes La Carolina mais uma música que não empolga.
9-Traição(com Esperanza Spalding/Daniel Jobim)-Última canção do disco e não menos melancólica mais uma vez um show de interpretação por parte da Ana Carolina.

Dentre as 9 músicas particularmente gostei de 4 músicas apesar do número reduzido de faixas que deixam no ar um sabor de quero mais...Em pensar que a artista já gravou albuns como Ana Carolina,Ana Rita...,Estampado e o não menos interessante "Dois Quartos" ressurge com um material inédito bem irregular ao moldes que a consagraram..
Gleidson Allan

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Uma hora de sucessos com Ivete Sangalo garantiu liderança isolada ao SBT no último final de semana.


Video:O encontro entre Ivete Sangalo e Aviões do Forró na gravação do dvd "Pode entrar".

Havia um tempo num passado recente aonde artistas que estavam no auge de suas carreiras se associavam a algumas redes de tv e permaneciam contratados ao casting dessas respectivas emissoras e em contra-partida tinham espaço garantido em trilha de novelas,programas especiais e tantos outros espaços na grade dessas respectivas emissoras.Pois,bem o tempo passou a indústria se remodelou e alguns artistas passaram a controlar suas carreiras de uma maneira mais direta não se rendendo as tentações que surgem a todo momentono showbiness.
A cantora Ivete Sangalo é um exemplo muito claro de uma artista que possui um Staff digno do seu talento e sabe como ninguém conduzir sua carreira sem repetir os erros que assolaram tantos artistas talentosos no auge de suas carreiras.Apesar de ter recebido uma proposta milionária da Rede Globo de Televisão que aumejava te-la como exclusiva no seu casting, a cantora baiana simplesmente recusou a oferta e preferiu seguir livre por onde quer que fosse.
Atualmente,Ivete Sangalo está em fase de divulgação do seu mais recente lançamento "Pode Entrar"e isso acarreta uma série de compromissos promocionais em rádios e tvs de todo o Brasil.
Na noite deste último sábado 01/08,a cantora foi a atração do "Programa Uma hora de sucessos" e apresentou um pocket show com seus maiores sucessos.Em contra-partida o feedback foi mais do que positivo levando o SBT a liderança isolada de audiência no horário atingindo média de 19 pontos no Ibope contra 15 da Rede Globo e 8 da Rede Record.Provando a todos que música boa e de qualidade tem ainda espaço na preferência da audiência televisiva.
Certamente,o SBT realizou um grande especial com uma das maiores cantoras desse país e celebrou em grande estilo o aniversário de 28 anos da emissora paulista.Em alguns momentos tamanha era a desenvoltura da cantora em frente as câmeras que davam a impressão de estarmos em um programa de auditório comandado por La Sangalo.
Eu,particularmente admiro atitudes como a da Ivete Sangalo de se impor e fazer o que bem entende sem se preocupar com retalhações.A música tem por finalidade ser a prioridade sem imposição ou armações da mídia sobre o que toca ou não, ou estilo que vai fazer sucesso etc.
Enquanto o especial estava sendo exibido a cantora baiana realizava um showzaço na capital Pernambucana e como já era tradição sua passagem por Recife causou frisson levando mais de 70 mil pessoas ao seu show na capital pernambuca em um evento que contava com a banda Aviões do Forró.Durante as minhas passagens por Recife ouvi por diversas vezes os comentários dos pernambucanos em relação a estrela baiana.Segundo eles é inevitável ficar de fora do show da rainha e não tem outra Ivete Sangalo é admirada pelos quatros cantos de Pernambuco.Durante sua apresentação em um momento emocionante do show a cantora declarou"Se for menina se chamará Bahia e se for menino se chamará Pernambuco em meio a lágrimas ..Existe prova maior do que essa da ligação da cantora com Pernambuco?
Agora falando em Recife,confesso que ando com uma saudade imensa daquela terra linda,de suas belas praias e o clima quente ...Infelismente não pude ir nessas férias pra lá mas a vontade de retornar a capital pernambucana continua em alta.Em breve no próximo verão estarei por lá,apenas com um único objetivo aproveitar as maravilhas que ali se encontram.Em todas as minhas passagens por Recife trago comigo recordações de momentos que ali passei e entre esses momentos estão claro a música de Marisa Monte,Ivete Sangalo,Vanessa da Mata e Aviões do forró.
O grupo Aviões do Forró é uma banda do Céara estorada em todo Norte/Nordeste desse imenso país e levando em seus shows verdadeiras multidões.No ínicio desse ano a banda esteve na "Festa de São Sebastião" em Bonito,minha cidade natal com mais de 37 mil habitantes e conhecida em toda Pernambuco como a cidade das cachoeiras,já que existem no total 7 cachoeiras.Na ocasião da passagem dos "Aviões do Forró" cerca de 60 mil pessoas eram o público estimado na festa.Ultimamente ando ouvindo com muita frequência o hit "Sintonia e desejo" música gravada pela Ivete Sangalo e que conta com a participação da banda e dos vocais poderosos de Alexandre e da Solange(A voz dessa mulher impressiona sem contar o sotaque que me fascina).

Antes de terminar esse post gostaria de deixar um recado especial a toda galera de Pernambuco que acompanham esse blog.Apesar da distância ficar longe de Recife por muito tempo é algo descartado por mim...Em breve to chegando por ai...

Gleidson Allan

domingo, 2 de agosto de 2009

Documentários brasileiros em alta nas telonas.



Video:Trailler do documentário sobre a vida do Herbert Vianna que estréia em outubro nos cinemas.

Nos últimos meses uma série de documentários Brasileiros ganharam as salas de cinemas e com isso a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida,obra e a arte de ícones da música popular brasileira.Recentemente estrearam nas telonas videobiografias do Arnaldo Batista(Mutantes), Simonal,Mamonas Assassinas e Titãs.
A idéia de retratar a carreira e o legado de ícones da MPB no Brasil se tornou a última tendência do momento e isso explica muitas coisas inclusive o sucesso desse segmento e claro tantas outras produções que seguem nessa mesma linha, por exemplo, o seriado Maysa apresentado na Rede Globo no início desse ano que comoveu todos os amantes de boa música com a trajetória de uma grande cantora brasileira que teve um final precoce apesar do seu talento.
Nas próximas semanas chegaram as telas brasileiras o documentário "Coração Vagabundo" que retrata em seu enredo a última turne do Caetano dando um ar de que já vi isso em "Infinito ao meu redor" da Marisa Monte, bem tudo é válido quando o assunto é Caetano, a oportunidade de desvendar sua intimidade na estrada,relação com os músicos e, principalmente a sua relação com a música em si faz com que esse documetário mereça toda atenção a ele dispensada.Em meados de outubro mais um documetário emocionante chega as telonas e dessa vez retratará a trajetória do líder dos Paralamas do Sucesso,Herbert Vianna desde a fase seminal da banda, chegando as grandes metrópoles até o fatídico acidente que cominou em uma mudança drástica na vida do músico.Após a passagem de um furacão em sua vida pessoal,eleconseguiu dar a volta por cima e voltou a ativa com sua banda.
E as novidades não param por ai,não!!!Já está em fase de finalização o filme que retratará a trajetória do Renato Russo, desde o período seminal do rock de Brasilía até o auge com a Legião Urbana tornando-se líder da maior banda de rock que esse páis já teve.... e com toda certeza mais produções seguiram esse nicho e serão produzidas nos próximos meses e anos ....
Apesar da temporada de bons documentários sendo produzidos ativamente nos últimos meses, ainda encontramos dificuldades em ve-los em um circuito de cinemas bem mais amplo ou seja, o número de salas que exibem esses documentários é bem inferior a tamanha importância de um material como esse e fica a merce de um grupo seleto de telespectadores e fãs de música e cinema nacional.Vale a pena lembrar que boa parte dessas produções foram beneficiadas pela lei de incentivo a cultura através da Lei Rouanet que nada mais é uma lei que favorece o acesso a cultura de todas as faixas da população brasileira e será que a população está sendo beneficiada?Certamente,não mas isso é assunto pra um post futuro aonde pretendo comentar a respeito dessa famosa e não menos polêmica "Lei Rouanet".....

Gleidson Allan