terça-feira, 3 de março de 2009

Jornal Da Record"Professor,Profissão de Risco

Foto:Cilene Araújo e Celso Freitas a frente do Jornal da Record.

Nesta semana o Jornal da Record vem apresentando uma série de reportagens sobre o atual quadro da educação brasileira e como principal foco desse processo está o professor,portanto a série de matérias recebeu o nome de "Professor,profissão de risco".Ao assistir as primeiras matérias senti uma sensação de alivio ao ver a realidade da sala de aula sendo divulgada aos quatro cantos desse imenso país e fora dele.Nos tempos atuais encarar uma sala de aula se tornou uma caixinha de surpresa pois,nós professores mau sabemos o que de fato está por vir.Embora,felismente tenha um trabalho tranquilo se comparado ao que meus colegas relatam nas máterias exibidas no JR.Vivemos uma fase de transição que nos apontam pra um futuro não muito distante e tão pouco glorioso.O que será de nosso país sem cidadões criticos,engajados por causas nobres?O que será de um país sem o minímo de postura e bom senso por parte de sua juventude?São tantas as questão que me vem a cabeça e me levam a crer que todas elas possuem uma negativa pouco comum em um país que almeja ser "um país de futuro".O futuro?O futuro pra mim é o agora, afinal de contas todas as ações,atitudes há curto e longo prazo terão seu reflexo negativo...Lembro-me quando moleque ao decidir, o que queria ser quando crescer, almejava muitas coisas que hoje fogem de tudo que tanto almejava naquela época...Embora me considere um professor nato pois, amo o que faço e mesmo com todas as dificuldades exerço o meu papel ,e tendo através dele semear o futuro do amanhã e se atingir de uma centena alguns alunos me darei por satisfeito.Muito se comentam sobre as dificuldades de lidar com adolescentes nos dias atuais.Apesar de boa parte dessas dificuldades estarem relacionadas a maneira de como interagimos com eles, cabe ao professor ser mais contemporãneo dessa forma passaremos por esse processo de uma maneira menos traumática...E, quanto a matéria do JR,ela chega em um momento importante com a missão de fazer a sociedade brasileira rever os conceitos dos quais os nossos adolescentes emergem na construção de um país em um futuro tão próximo...Um grande país se controem em cima de três alicerces dos quais são:Educação,Saúde e Segurança pública.Ser mestre no Brasil nos tempos atuais se tornou uma saga,saga essa que passa a fazer todo sentido quando revertemos a nossa maneira a realidade que ai está...."Sou brasileiro e não desisto nunca"e vou fazer valer o juramento que um dia fiz e a esperança não acaba nunca,pois o sonho de ser mestre continua presente em minhas ações no ofício daquela profissão que escolhi pra minha vida....................................


Gleidson Allan,22:01Hs

Nenhum comentário: