quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Agridoce soa ousado e despretensioso como deveria ser...


Essa semana tive acesso ao projeto paralelo da roqueira Pitty e do guitarrista Martin chamado de "Agridoce", o projeto apresenta um lado totalmente despretensioso em todas as esferas do que se pode imaginar sobre mainstream. O disco foi gravado em 22 dias, a dupla ficou enclausurada em uma casa na Serra da Cantareira/SP. Onde o único objetivo era se fazer música, sem qualquer compromisso comercial etc.
A sonoridade do projeto é algo instigante do inicio ao fim em meio a um clima repleto de sonoridades vinda de instrumentos diversos e letras bem introspectivas que em alguns momentos soam como uma reflexão bruta de um mundo moderno.
As dozes composições formam uma espécie de quebra-cabeça onde no decorrer da audição do projeto uma atmosfera vai ser criada e difundida música após música.
A ousadia do projeto "Agridoce" possibilita uma releitura do que é fazer música e viver de música na atual fase de propagaçao da mesma através das redes sociais e afins.
Os grandes artistas precisam em algum momento de suas carreiras se desprenderem do conceito formatado de expor suas ideias. É possível falar de amor sem soar clichê?Apesar da Pitty encabeçar a lista de melhores letristas de sua geração.
Talvez, seja apenas uma impressão mas o conceito do projeto "Agridoce" se assemelha muito com o projeto "Tribalistas" da Marisa,Brown e Arnaldo...Tive a mesma percepção ao ouvir os dois projetos guardadas as devidas proporções do fator tempo.
Os grandes destaques desse projeto são;

*Embrace de devil, que começa a partir de uma pegada de violões e no decorrer de sua harmonia se torna viciante.
*Dançando, escolhida como primeiro single demonstra bem a sonoridade do disco que se quer ouso a definir um estilo.
*Say, remete a uma linha harmônica do britpop.
*Romeu, uma balada bem estruturada com uma linha harmônica, boa letra e uma interpretação a flor da pele feita pela Pitty.
*Upside Down, com os vocais do Martin e Pitty, mais uma canção interessante.
*Rainy, mais uma música com a vibe de britpop que soa bem Beatles no melhor estilo Lennon.
*130 anos, que letra é essa? é totalmente uma desconstrução do que é propagado aos quatro ventos no estilo pop rock brasileiro.

O disco é composto por 12 canções e dessa lista 7 músicas justificam a vertente ousada, instigante e não menos interessante desse disco atemporal do Agridoce.

Gleidson Allan

Nenhum comentário: