segunda-feira, 27 de junho de 2011

A melhor banda de todos os tempos da última semana.


Outro dia, acompanhando uma entrevista ao vivo com o Capital Inicial no Twitter, o vocalista Dinho Ouro Preto, declarou; "O rock brasileiro vem atravessando um momento muito ruim.Nunca se tocou tão pouco nas rádios e o mercado voltado ao pop rock brasileiro vem perdendo cada vez mais espaço."
Afinal de contas por onde anda o rock brasileiro? Exceto a Pitty que destoa do mais do mesmo de 9 entre cada 10 bandas...
Outro dia, vi um integrante de uma banda nova declarar; "Caracas, nosso novo repertório só tem hits'. Como se fazer música fosse exclusivamente fazer sucesso, ser reconhecido, vender discos e afins.Ok, tudo isso é necessário pro showbiness agora por onde anda a essência da música?
Em meados da década de 80, tais declarações como essas eram facilmente compreendidas.Já que naquela época alguns empresários, gravadoras, determinavam o que iria tocar e ser a bola da vez.
Os anos se passaram e outras formas de lidar com música foram sendo criadas e entre elas esse veículo poderoso chamado internet que pode propagar em frações de segundos uma notícia, um web hit e assim por diante.
Por outro lado bandas como; Barão Vermelho, IRA, Orappa, Los Hermanos, titãs, Ultraje, Engenheiros entre tantas outras...ou estão em período de recesso ou simplesmente se renderam a projetos com os famijerados mais do mesmo.
Em contra-partida algumas bandas continuam na atividade pecando pelo excesso ou seja, lançando disco após disco sem apresentar algo novo ou motivador.Talvez esse seja o grande dilema da geração anos 80,90 e 2000. Por onde anda os talentos da música brasileira? Por onde anda as novas bandas que podem fazer a diferença? Assim como fizeram Paralamas,Blitz,Raimundos,Nação Zumbi,Mamonas,Charlie brown Jr, detonautas e mais recentemente, Pitty.
Acredito ainda infelizmente que essa maré ruim do rock brasileiro seguirá por alguns anos...a cartilha é sempre a mesma,o manual prático de se construir um pseudo-ídolo jovem com ações, atitudes milimetricamente pensadas...e o tal fantasma do fantoche permanece mais vivo do que nunca na mão de pessoas que usam de toda sua influência pra angariar lôros com a promoção desenfreada de seus novos brinquedinhos até surgir uma nova cobaia que dará sequência a produção em série do qual se tornou o famijerado rock brasileiro.
Nos últimos anos tivemos a ascenção e o sucesso arrebator do Charlie Brown Jr, CPM 22,NX Zero, Restart e agora quem será a bola da vez? Quem???
Ps: A melhor banda de todos os tempos(Titãs) resume bem a ideia do que é fazer "Rock" no Brasil nos últimos anos...


Gleidson Allan

Nenhum comentário: